Ulisses (1967)

de Joseph Strick

com Milo O'Shea, Barbara Jefford, Maurice Roëves

  • Ulysses | 
  • 2h 12min | 
  • M/12 | 
  • 1967 | 
  • estreia 10.08.1967

sinopse

Em 1967, o realizador Joseph Strick adaptava Ulisses, de James Joyce, o romance mais importante e mais influente do século XX, publicado há cem anos, uma obra que se diria “infilmável”.


É um filme raro, apesar da sua estreia em competição no festival de Cannes, e mesmo das nomeações para os Óscares, BAFTA e Golden Globes, e praticamente desconhecido por cá. “Foi uma grande aventura filmá-lo”, disse o realizador, e, tal como o livro de Joyce que foi várias vezes recusado pelos editores, e depois de editado outras tantas censurado, também este Ulysses, com actores de Dublin born to do Joyce, foi banido e vítima dos censores. Só a partir de 2000 pôde ser visto na Irlanda. Chegou a ser exibido com o público separado por géneros, e conta-se que na Austrália, onde foi proibido, se organizavam voos para se ir vê-lo à Nova Zelândia.


Ulisses recria um dia de Dublin, a quinta-feira de 16 de Junho de 1904, cruzando várias pessoas e situações, na sua grande parte construídas em torno de três grandes personagens. A principal é Leopold Bloom, modesto angariador de publicidade, casado com Molly. Em sua honra, e de há muitos anos para cá, a 16 de Junho celebra-se o Bloomsday. Vamos celebrá-lo no Nimas, com este filme, que será apresentado pelo escritor Jorge Vaz de Carvalho, tradutor da edição portuguesa de Ulisses publicada pela Relógio d’Água.

  • 1967 | 
  • Longa-metragem | 
  • 2h 12min | 
  • M/12 | 
  • Reino Unido, EUA | Falado em Inglês

estreia 10.08.1967

festivais e prémios

Festival de Cannes 1967 – Selecção Oficial em Competição