A E I O U, comédia romântica sem preconceitos, marca nova semana de estreias
Para além de GUERRA CIVIL (Alex Garland) e O RAPTO (Marco Bellocchio), estreamos esta semana A E I O U — UM BREVE ALFABETO DO AMOR. Esta comédia romântica sem preconceitos, centrada na relação de um jovem com uma mulher mais velha, é realizada pela alemã Nicolette Krebitz e conta com as realizadoras Maren Ade na produção e Valeska Grisebach no argumento.
Em entrevista, a cineasta diz que «é sempre maravilhoso durante um filme esquecer que estou a desejar, digamos, um belo futuro para Ann e King Kong, quando eles não encaixam de todo como casal. Em A E I O U — Um Breve Alfabeto do Amor, quis fazer referência a imagens clássicas e muito queridas, mas também trazer ao mundo algumas imagens novas e inusitadas.»
Uma estreia assinalada por Inês N. Lourenço no Diário de Notícias, que considera que AEIOU, «diluindo as ideias do que é moral e socialmente aceite, exibe um vigor terno, e ao mesmo tempo, insolente que torna difícil a arrumação numa só categoria. E isso acontece porque a frescura do tom, ao invés de qualquer impulso discursivo, tem a última palavra».