ANSELM – O SOM DO TEMPO: o documentário 3D de Wim Wenders sobre Anselm Kiefer estreia a 4 de Janeiro
O documentário 3D sobre Anselm Kiefer de Wim Wenders que teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes estreia-se nas salas portuguesas a 4 de Janeiro.
O documentário 3D sobre Anselm Kiefer de Wim Wenders que teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes estreia-se nas salas portuguesas a 4 de Janeiro.
“Poucos diretores capitalizaram a capacidade do 3D de transmitir uma sensação de profundidade física; menos ainda aproveitaram a possibilidade de acrescentar profundidade filosófica. Graças a Deus, então, por Wim Wenders.”
- Catherine Bray, Variety
“As imagens raivosas, apaixonadas e assombradas de Kiefer são motivadas, claro, pelo passado sombrio da Alemanha, e o filme de Wenders sugere de forma convincente que é nas ruínas de 1945, ano do nascimento do artista, que a semente da inspiração pode ser encontrada.”
- Peter Bradshaw, The Guardian
★★★★
A contemporaneidade de Anselm Kiefer é captada por Wim Wenders, criando uma linha contínua entre passado e presente, mito e história e como Anselm Kiefer se foi guiando por estes elementos ao transformar a arte numa extensão do que o rodeia, uma forma de apreender o mundo que o diferencia dos demais.
É uma porta de entrada não só para a obra, mas para a mente de um dos maiores artistas contemporâneos, uma simbiose dos sentidos que navega entre a escultura, a pintura e o cinema.
Estará em exibição no Cinema Medeia Nimas de 4 a 15 de Janeiro, no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, com direito a sessão especial seguida de conversa no dia 4 com António Guerreiro e 6 de Janeiro.
No Porto, de 4 a 10 de Janeiro, no Teatro Campo Alegre.