Arranca hoje a retrospectiva integral da obra de João César Monteiro

Ao longo de Janeiro e Fevereiro, as salas Medeia irão exibir os 21 filmes do cineasta (12 longas e 9 curtas), em cópias digitais restauradas pela Cinemateca Portuguesa. Hoje, é exibido VEREDAS, no Cinema Nimas, às 19h30, e SILVESTRE, no Cinema Charlot, às 18h.

A importância deste ciclo tem sido assinalada pela imprensa. Vasco Câmara, para o Público – Ípsilon, escreve: «Uma retrospectiva integral, a partir de dia 8, devolve-nos João César Monteiro. O cineasta inteiro, para além do cliché. Frágil e cruel, um prestidigitador a desviar o escatológico em direcção ao sublime. Precisamos, espectadores, do nosso património.»


Já João Lopes, para o Diário de Notícias, escreve: «Tal como tem acontecido com obras de outros nomes marcantes da história do cinema português, também neste caso os filmes serão apresentados em cópias restauradas pela Cinemateca Portuguesa. A sua preservação é indissociável de um processo de relançamento, na certeza de que haverá, pelo menos, uma geração que a eles nunca terá podido aceder.»


Muito já foi dito sobre a obra de João César Monteiro, uma obra extraordinária, ferozmente livre e de uma coragem artística ímpar, de um cineasta singular e iconoclasta que marcou sobremaneira a arte portuguesa no último meio século. Resta agora rever e revisitar os filmes nas salas, numa oportunidade única.