BREVE HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA, a primeira longa-metragem de Jianjie Lin, chega hoje aos cinemas

Estreia-se hoje BREVE HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA, a primeira longa-metragem de Jianjie Lin. O filme foi exibido em vários festivais, onde foi frequentemente elogiado, como o Festival de Berlim, o LEFFEST – Lisboa Film Festival, e o Festival de Pequim, onde ganhou o Prémio de Melhor Realização.

Wei é um rapaz extrovertido com uma paixão pela esgrima. Vem de uma família de classe média e sente-se sufocado por não corresponder às expectativas dos seus pais. Um dia conhece Shuo, o seu total oposto: introvertido, extremamente dedicado aos seus estudos e com uma vida familiar complicada. 


Quando Wei convida Shuo para ir a sua casa, a sua presença torna-se habitual no seio familiar. Os pais de Wei vêem em Shuo o protótipo do filho ideal, que sempre desejaram. A primeira longa-metragem de Jianjie Lin retrata o desassossego que irrompe quando um novo membro se infiltra numa família chinesa após o fim da antiga política do filho único.


Inês N. Lourenço, para o Diário de Notícias, escreveu que o filme «nos toma de assalto pelo absoluto domínio e sofisticação formal de um drama misterioso». Manuel Halpern, para a Visão, referiu que o filme «é construído de forma inteligente, com uma dimensão estética apuradíssima e uma forte carga psicológica que ancoram um argumento bem desenhado.» Já Jorge Mourinha, para o Público, considerou o filme «uma muito inteligente primeira obra.»


O filme será exibido no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto.


Filme relacionado: