Em parceria com a AEFLUL, o Cinema Nimas terá sessão especial de O CARTEIRISTA, de Robert Bresson
O filme será exibido no dia 20 de Fevereiro, sexta-feira, às 19h30, seguido de conversa com Miguel Tamen.
Obra-prima da contenção e da graça, O CARTEIRISTA / PICKPOCKET segue austeramente pelo caminho de Michel, arriscando, tal como o protagonista, a vida a cada golpe, na esperança de uma catarse, uma transcendência… uma redenção?
A economia e o rigor que caracterizam a obra de Robert Bresson estão em plena evidência neste filme profundamente espiritual – na austeridade e contenção, na «ausência de expressão» (Bénard da Costa), há algo que se faz sentir, algo de essencial e indefinível.
Nas palavras de um dos mestres que mais se aproximou da alma do cinema (e do mundo): «O cinematógrafo é a arte de não mostrar nada.»