Estreia: ADAM, de Maryam Touzani | Sessão especial

Quinta-feira é dia de estreias e esta semana chega-nos ADAM, a primeira longa-metragem de Maryam Touzani, uma das vozes mais relevantes do panorama cinematográfico de Marrocos nos dias de hoje.

Apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2019, ADAM conta a história de duas mulheres, Samia e Abla, uma jovem grávida e uma viúva com uma filha, que vêem as suas vidas convergir numa sociedade onde ser mulher é por si um desafio. Nas palavras da realizadora, ADAM(2019) tinha a ambição de “dar voz às mulheres, filmar a sua condição humana e social.”


Abla é uma mulher viúva que vive sozinha com a filha de 8 anos, Warda, numa casa modesta em Casablanca. A partir de casa, Abla gere uma pequena padaria. A sua rotina, que varia entre as lides domésticas, os afazeres na padaria e os trabalhos da escola, é interrompida quando Samia, uma jovem solteira e grávida, lhes bate à porta de casa. Abla está longe de imaginar que a sua vida mudará para sempre à medida que converge com a de Samia. Uma comovente, fascinante e urgente história de amizade e emancipação feminina.


Sessão especial: a sessão de segunda-feira, 24 de Agosto, terá como convidadas Teresa Vieira (jornalista e crítica de cinema) e uma activista da Assembleia Feminista de Lisboa, para uma conversa com o público após a exibição do filme.


«Um fresco vibrante e íntimo» Vanity Fair


«Pungente e envolvente… A belíssima história de duas mulheres que transformam a vida uma da outra, Adam, a estreia na realização de longas de Maryam Touzani, é uma adição inteligente à secção Un Certain Regard do Festival de Cannes. Com uma enorme delicadeza, Touzani mostra como a sociedade marroquina censura uma mulher que dá à luz fora do casamento. As performances de Lubna Azabal e Nisrin Erradi são soberbas e dilacerantes.» The Hollywood Reporter

Filme relacionado: