Estreia | A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS de Catarina Vasconcelos

A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS, de Catarina Vasconcelos, chega esta quinta-feira ao grande ecrã. A realizadora acompanha algumas das sessões.

Premiado em diversos festivais internacionais, A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS é uma espécie de “diário polifónico”. Beatriz e Henrique casam-se quando ela tem apenas 21 anos. Ele é oficial da marinha e passa várias temporadas no mar; ela permanece em terra, a cuidar dos seis filhos de ambos. Um dia, Beatriz morre inesperadamente. Jacinto, o seu filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é o pai da realizadora Catarina Vasconcelos, cuja mãe morreu quando ela tinha apenas 17 anos. Nas palavras da própria cineasta: “Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda das nossas mães e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.” Ao longo desta narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo.


«Existem coisas neste filme que não aconteceram bem assim. Mas podiam ter acontecido. […] Este filme é uma casa para os fantasmas e para as suas memórias.» Catarina Vasconcelos


Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

Filme relacionado: