Estreia | CAIXA DE MEMÓRIAS, de Joana Hadjithomas, Khalil Joreige

Da Selecção Oficial do Festival de Berlim às salas de cinema: CAIXA DE MEMÓRIAS chega hoje ao grande ecrã.


Feito a partir das memórias e arquivos dos próprios realizadores, Caixa de Memórias é o filme mais admirável da dupla de artistas e cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, que têm vindo a trabalhar a questão da memória na criação de imagens e os processos emocionais associados aos traumas de guerra.

Maia vive em Montreal com a sua filha adolescente, Alex. Na véspera de Natal recebe uma caixa. Lá dentro estão os cadernos, as gravações e as fotos que enviara à sua melhor amiga, quando esta fugiu do Líbano. Maia recusa-se a abrir esta “caixa de pandora”, mas Alex não consegue resistir à tentação de, às escondidas, vasculhar a caixa de memórias da mãe. E descobre a adolescência conturbada de Maia durante a guerra civil em Beirute.


Neste filme, os diários e as gravações de Maia, datados de 1982 a 1988, são os da própria Hadjithomas e as fotografias dos tempos de guerra são as de Khalil. Paralelamente, articulam os novos media e a estética das redes sociais, criando uma conversa entre o mundo digital da juventude de Alex e a presença física da juventude de Maia.


Para ver a partir desta quinta-feira, o filme exibe diariamente no Cinema Nimas, em Lisboa e no Teatro Campo Alegre, no Porto.

Conta com sessões únicas no TAGV de Coimbra, no CAE da Figueira da Foz e no Theatro Circo de Braga.

Filme relacionado: