Estreia-se hoje THE SHROUDS – AS MORTALHAS, o novo filme de David Cronenberg

Estreia-se hoje nos cinemas THE SHROUDS – AS MORTALHAS, o novo filme de David Cronenberg. O filme foi nomeado para a Palma de Ouro no último Festival de Cannes e venceu o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa no LEFFEST – Lisboa Film Festival.

Karsh, de 50 anos, é um importante empresário de tecnologia. Inconsolável desde a morte da sua esposa Becca, inventa uma tecnologia revolucionária: um sudário equipado com câmaras que permitem aos familiares manter o contacto visual com os seus entes queridos falecidos.


Uma noite, vários túmulos são profanados, incluindo o de Becca. Karsh tenta encontrar os responsáveis, descobrindo nesse processo uma conspiração que colocará a sua empresa em risco. Uma obra que explora o horror da simples fragilidade humana e reflecte sobre a relação entre o corpóreo e o digital.


Luís Miguel Oliveira, para o Público, escreve que «Cronenberg filma numa poesia ousadíssima (...), ao mesmo tempo, muito tétrico e muito doce, como todo o melhor e mais “clássico” Cronenberg.» Já Bruno Victorino, para a Tribuna do Cinema, escreve que «o sucesso de The Shrouds está precisamente na forma como o cineasta é capaz de conjugar o humor com a reflexão profunda acerca da organicidade do corpo humano.»


O filme será exibido em Lisboa (Cinema Medeia Nimas), Setúbal (Cinema Charlot), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos) e Braga (Theatro Circo).

Filme relacionado: