Estreias Akira Kurosawa | DODESKADEN e A FORTALEZA ESCONDIDA

Esta quinta-feira é dia de dupla estreia: aos filmes do ciclo Sete Akira Kurosawa juntam-se os inéditos A FORTALEZA ESCONDIDA e DODESKADEN. Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa, no Teatro Campo Alegre, no Porto, e no Cinema Charlot, em Setúbal, a partir de hoje.

A FORTALEZA ESCONDIDA – cópia digital restaurada – leva-nos de volta ao século XVI, durante as guerras civis que assolam o Japão, onde uma princesa, a sua família, os seus guerreiros e o seu tesouro são perseguidos. A cabeça da princesa está a prémio. A princesa parte em busca de refúgio com um general, dois camponeses que este capturara, e o tesouro. Para chegar a uma região segura, o grupo deve atravessar território inimigo.


POUCA TERRA, POUCA TERRA / DODESKADEN consiste em diversos episódios da vida dos habitantes de um pequeno bairro de lata: bebedeiras, sonhos, depressões, casos de adultério, a luta pela vida de todos os dias. Um rapaz conduz um eléctrico imaginário, um outro, que procura comida nos caixotes de lixo dos restaurantes, sonha em encontrar o pai, uma rapariga faz flores artificiais para sustentar o avô alcoólico. O “chefe" informal do grupo é o velho Tamba, um velho artesão, capaz de tudo perceber e de tudo perdoar.