Estreias da semana | NOVA ORDEM e RIFKIN’S FESTIVAL

NOVA ORDEM, de Michel Franco, e RIFKIN’S FESTIVAL, de Woody Allen, chegam esta quinta-feira ao grande ecrã.

Leão de Prata no Festival de Veneza, NOVA ORDEM narra um futuro distópico onde aumentam as desigualdades e as discriminações sociais e de género, onde assistimos a uma cada vez mais desigual distribuição da riqueza e uma galopante corrupção. O filme começa com a celebração de um casamento no seio de uma família rica, e logo aí começamos a sentir uma permanente tensão, que, com o desenrolar dos acontecimentos se vai acumulando como uma bomba ao retardador que acabará por explodir, numa espécie de Parasitas de choque, com as sombras de Haneke e o seu desdém pela burguesia, e de Buñuel e a sua visão não romanticizada dos marginais, a pairar por ali…


RIFKIN’S FESTIVAL, de Woody Allen, conta com Wallace Shawn, Gina Gershon e Louis Garrel a darem vida às personagens deste “cocktail de neuroses”. O filme é uma delícia outonal com fotografia de Vittorio Storaro, ambientada num festival de cinema, o de San Sebastián, onde também estreou. Um bom pretexto para o autor nos falar do cinema de que gosta e do cinema de que não gosta, de citar autores e filmes (o Citizen Kane de Welles, O Anjo Exterminador de Buñuel, O Sétimo SeloPersona e Morangos Silvestres de Bergman, o Jules e Jim de Truffaut, o Oito e Meio de Fellinni…), sempre com uma fina ironia e graça, comuns aos seus filmes e aos seus textos. Life is like a movie…


Dois filmes muito aguardados para ver no grande ecrã, no Cinema Nimas, em Lisboa. RIFKIN’S FESTIVAL conta ainda com exibições no Cinema Charlot, em Setúbal.

Filme relacionado: