Já disponível o novo programa do Nimas até 9 de Setembro!
Adivinham-se dois meses de grande cinema, com destaque para Agnès Varda, protagonista de uma retrospectiva quase integral da sua obra, com 35 filmes: 20 longas-metragens (9 de ficção e 11 documentários), 15 curtas-metragens, entre os seus grandes títulos e várias pérolas reencontradas.
E, no contexto desta retrospectiva, teremos o ciclo “Reflexos da Nouvelle Vague”, com obras dos cineastas que foram “referências” para o movimento: Renoir, Bresson, Rossellini, Nicholas Ray e Tati; e dos “companheiros” desta bela aventura: Godard, Rohmer, Rivette, Chabrol, Rozier, Truffaut (cuja obra completa vimos a mostrar desde o início de Julho); e alguns contemporâneos que trabalharam na sua margem: em primeiro lugar, Jacques Demy (companheiro e cúmplice de Agnès), Jean-Pierre Melville e Louis Malle.
É de realçar a retrospectiva, também quase integral, da obra de Luchino Visconti, um dos génios maiores da história do cinema e um ciclo dedicado às extraordinárias actrizes Joanne Woodward e Lee Remick. Ao longo destes, retomamos 12 filmes de culto do Nimas, cujas sessões enchem sempre a sala, ao lado dos filmes de Wong Kar Wai, que continua a esgotar sessões.
São ainda de destacar as principais estreias desta temporada: O CANTO DAS ÁRVORES ESQUECIDAS, de Anuparna Roy (16 Julho); ANGE, de Tony Gatlif (23 Julho); HER PRIVATE HELL, de Nicolas Winding Refn (30 Julho); CALLE MÁLAGA, de Maryam Touzani, e I WANT YOUR SEX, de Gregg Araki (ambos a 6 Agosto); A AMIGA SILENCIOSA, de Ildikó Enyedi (27 Agosto); e CARTAS AMARELAS, de Ilker Çatak, Urso de Ouro no Festival de Berlim (3 Setembro).
Bilhetes já disponíveis na bilheteira online.
Poderá recolher a versão em papel no Cinema Nimas a partir desta quarta-feira, ou, em alternativa, consulte a versão digital aqui.