José Álvaro Morais de novo nos cinemas

José Álvaro Morais foi o primeiro realizador português a vencer o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno, em 1987, com a sua primeira longa, O BOBO, filme mítico e fundacional. No início do ano, o Festival de Roterdão exibiu a nova cópia restaurada na secção Cinema Regained. A sua obra é uma das mais ricas e mais originais do cinema português.

Roubado prematuramente à vida quando tudo parecia finalmente encaminhar-se para filmar com mais regularidade, depois do encontro com o produtor Paulo Branco em PEIXE LUA (2000), José Álvaro Morais desaparecia precocemente, aos 60 anos, no início de 2004, pouco depois da estreia de QUARESMA (2003). 


Os seus filmes foram recentemente restaurados pela Cinemateca Portuguesa e é altura de resgatar para as salas de cinema essa obra extraordinária, para que novos espectadores possam vê-la, um tesouro redivivo a descobrir e discutir. Não percam a oportunidade de ver, em cópias digitais restauradas, O BOBO,  ZÉFIRO, MA FEMME CHAMADA BICHO, PEIXE LUA e QUARESMA, estes três últimos em cópias 4K.