JUSTA, o novo filme de Teresa Villaverde, estreia-se no Nimas com duas sessões especiais
A primeira terá lugar no dia 7 de Dezembro, domingo, às 19h, seguida de conversa com a realizadora. Já a segunda será no dia 15, às 21h30, seguida de conversa com a realizadora, o actor Ricardo Vidal e a jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro.
Em JUSTA, Teresa Villaverde filma a própria existência das personagens, mais do que os acontecimentos das suas vidas. Nas palavras da realizadora, trata-se de uma «homenagem aos vivos».
O ponto de partida do novo filme de Teresa Villaverde é a tragédia dos incêndios florestais de 2017. Sem mostrar uma única chama, a cineasta confronta o espectador com imagens dos incêndios e dos seus efeitos nefastos, cujas cicatrizes se sentem anos depois.
Até chegar ao filme, Villaverde falou com várias pessoas das zonas afectadas, conjugando os seus depoimentos com a ficção para chegar a uma «verdade apreendida» – a verdade das pessoas obrigadas a viver com o trauma que reconfigurou toda a sua existência, as cinzas que redesenharam as suas vidas.