O Cinema Nimas acolhe sessão especial de estreia de O RISO E A FACA, de Pedro Pinho
A sessão terá lugar no dia 31 de Outubro, às 19h30, e será seguida de conversa com o realizador e elenco. O filme foi estreado no Festival de Cannes, na secção Un Certain Regard, onde a actriz Cleo Diára (que estará presente) foi distinguida com o Prémio de Melhor Actriz, numa conquista histórica para o cinema português.
O RISO E A FACA encara de frente o desejo, o poder e as feridas abertas do neocolonialismo, num gesto de cinema corajoso, sensorial e político. Sérgio (Sérgio Coragem), engenheiro ambiental português, chega a uma metrópole da África Ocidental para trabalhar numa ONG encarregada de decidir sobre a construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Nesse território onde tudo se move entre promessas e ruínas, envolve-se numa relação íntima com Diara (Cleo Diára) e Gui (Jonathan Guilherme), dois habitantes locais. Esse triângulo frágil e pulsante torna-se refúgio e campo de batalha, revelando as dinâmicas invisíveis do neocolonialismo, os gestos do desejo e a solidão de quem tenta pertencer a um lugar que não é o seu.
Entre desejo e barbárie, a segunda longa-metragem de Pedro Pinho é uma meditação sobre poder, identidade e resistência queer. Uma obra que pensa o mundo através da pele, da História e da linguagem dos afectos.