O Cinema Nimas encerra a retrospectiva dedicada a Alfred Hitchcock

A partir de 20 de Fevereiro, tem início a terceira e última parte deste programa, a maior retrospectiva do cineasta inglês em décadas (37 filmes ao todo), com a exibição de INTRIGA INTERNACIONAL.

Para além deste, regressam ainda as obras-primas UM BARCO E NOVE DESTINOS; O CASO PARADINE; A CORDA; SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO; JANELA INDISCRETA e O TERCEIRO TIRO.


«Ainda será preciso convencer alguém? [Hitchcock é uma] “instituição” e é um dos poucos cineastas a propósito dos quais a palavra génio não aparece à maioria como um despropósito.
Hitchcock esteve sempre em avanço: simultaneamente conseguindo uma popularidade que na história do cinema raríssimas vezes um realizador alcançou (foi dos poucos nomes que o público soube de cor como os dos mais populares do actores) e erguendo uma obra sem concessões, em que os grandes temas morais e metafísicos foram abordados à mesma altura das obras e dos nomes mais célebres de outras artes e de qualquer tempo. É também dos que no cinema mais inovou e nele percorreu caminhos paralelos aos da melhor literatura e pintura deste século.» – João Bénard da Costa


Ciclo relacionado: