O Cinema Nimas volta a acolher o LEFFEST – Lisboa Film Festival

De 7 a 16 de Novembro, todos os caminhos vão dar ao LEFFEST e o Nimas não é excepção. Na 19ª edição, o Nimas continua a ser um dos seus principais espaços do emblemático festival lisboeta.

Uma das primeiras sessões do festival terá lugar no Nimas, com a exibição de NOSTALGIA, de Andrei Tarkovsky, que abre o ciclo temático «Exílios», um dos focos do festival, no dia 7 de Novembro, às 13h. No mesmo dia, às 21h30, é exibido O AGENTE SECRETO, de Kleber Mendonça Filho, no âmbito da Homenagem a Wagner Moura, que estará presente para uma conversa após o final da sessão.


Nos dias seguintes, avizinham-se várias sessões imperdíveis, como EL EVANGELIO DE LAS MARAVILLAS,  de Arturo Ripstein, no dia 8, às 18h30, inserida na Homenagem ao cineasta mexicano, um dos maiores nomes do cinema sul-americano, que contará com a presença do próprio numa conversa após a projecção. No mesmo dia, às 21h30, será exibido URCHIN, de Harris Dickinson, na secção Descobertas, e será seguida de uma conversa com o actor principal Frank Dillane. 


No dia 9, às 21h30, será antestreado SEX, em Fora de Competição, com a presença do realizador Dag Johan Haugerud para uma conversa no final. Na quarta-feira, dia 12, às 21h, é a vez de Simon McBurney, a quem o LEFFEST também dedica uma Homenagem, estar presente para uma conversa, a seguir à projecção de NOSFERATU, de Robert Eggers. Ainda no âmbito desta homenagem, McBurney irá falar com a actriz Laurie Anderson, no dia 14, às 21h30.


No dia 13, o Nimas exibe dois filmes da Competição Oficial, ENTRONCAMENTO, de Pedro Cabeleira, e WHERE TO LAND, de Hal Hartley, ambos seguidos de conversa com os respectivos realizadores. Hal Hartley é o protagonista de uma retrospectiva que passará várias vezes pelo Nimas, com a exibição de obras como THE BOOK OF LIFE, MEANWHILE, culminando com NED RIFLE, que contará com uma masterclass da parte do realizador, no dia 16, às 21h.


E por falar em masterclasses, no dia 15, às 17:45, é a vez da actriz Hiam Abbass, a seguir à exibição de BYE BYE TIBÉRIADE, de Lina Soualem. Será ainda exibido A FLOR DO MEU SEGREDO, de Pedro Almodóvar, no âmbito do In Memoriam a Marisa Paredes, seguido de conversa com Maria Ísasi, Arturo Ripstein e Chema Prado.


Cá vos esperamos!


Ciclo relacionado: