O Mundo de Wong Kar Wai - em cópias digitais restauradas

A partir de 3 de Dezembro, O MUNDO DE WONG KAR WAI, a revisitação, em 5 cópias restauradas em 4K pelo próprio realizador, de uma das obras mais originais do cinema contemporâneo.

Este será, certamente, o grande acontecimento cinematográfico do final de 2020: O MUNDO DE WONG KAR WAI, a revisitação, em 5 cópias restauradas em 4K pelo próprio realizador, de uma das obras mais originais do cinema contemporâneo, no ano em que o seu filme mais icónico, IN THE MOOD FOR LOVE — DISPONÍVEL PARA AMAR, celebra 20 anos.


Foi em Cannes que estreou e foi premiado, seria em Cannes que esta cópia teria a sua estreia mundial. Mas este ano, e por causa da pandemia, não houve Cannes. Esta retrospectiva, estes 5 filmes agora reunidos começariam a percorrer o mundo no Lisbon & Sintra Film Festival e chegam agora às salas portuguesas (Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Setúbal, Figueira da Foz e outras) a 3 de Dezembro, com distribuição pela Leopardo Filmes.


Uma festa para os olhos, uma festa para os sentidos, vamos ver de novo estes filmes em todo o seu esplendor.


Começando precisamente por IN THE MOOD FOR LOVE — DISPONÍVEL PARA AMAR (2000), história de amor entre vizinhos que se descobrem traídos, de imediato elevado à categoria de obra-prima, e que não perdeu (antes pelo contrário) um milímetro do seu brilho com o passar dos anos; continuando com CHUNGKING EXPRESS (1994), o primeiro grande êxito internacional de Wong Kar Wai (e que significou para os cinéfilos dos anos 90 aquilo que Godard significara para os dos anos 60); FALLEN ANGELS — ANJOS CAÍDOS (1995), "filme eco" do anterior, como lhe chamou Vasco Câmara (Público, 13 Nov, 2020), e que fora originalmente pensado como uma possível terceira história de CHUNGKING EXPRESS; HAPPY TOGETHER — FELIZES JUNTOS (1997), Prémio para a Melhor Realização em Cannes, a história de dois amantes que partem para Buenos Aires e aí tentam reconstruir a sua relação agitada; e, a fechar o ciclo, a fechar o círculo, 2046 (2004), sequela (ou "filme sombra" – VC, ib.) de IN THE MOOD FOR LOVE — DISPONÍVEL PARA AMAR (era o número do quarto de hotel onde os amantes se encontravam), com Chow (Tony Leung) a tentar recompor-se do abandono de Su Li, procurando-a nas mulheres que encontra e vai, agora ele, abandonando... (há ainda um romance de ficção científica que Chow escreve e a referência ao ano que as autoridades chinesas estipularam como o último da autonomia governativa de Hong Kong, depois da devolução do território à China em 1997).


...............................................................................................


O MUNDO DE WONG KAR WAI – Cinema Nimas, Lisboa

Cópias digitais restauradas – 4K


Estreia 3 Dez.
IN THE MOOD FOR LOVE — DISPONÍVEL PARA AMAR


Estreia 10 Dez.
CHUNGKING EXPRESS


Estreia 17 Dez.
FALLEN ANGELS — ANJOS CAÍDOS


Estreia 24 Dez.
HAPPY TOGETHER — FELIZES JUNTOS


Estreia 31 Dez.
2046


Horários completos aqui.


...............................................................................................


O MUNDO DE WONG KAR WAI – Teatro Campo Alegre, Porto

Cópias digitais restauradas


Estreia 3 Dez.
IN THE MOOD FOR LOVE — DISPONÍVEL PARA AMAR


Estreia 17 Dez.
CHUNGKING EXPRESS


Estreia 26 Dez.
FALLEN ANGELS — ANJOS CAÍDOS


Estreia 7 Jan.
HAPPY TOGETHER — FELIZES JUNTOS


Estreia 21 Jan.
2046




Ciclo relacionado: