O ROMANCE DE JIM: estreia-se hoje um dos filmes mais doces e delicados do ano
Estreia-se hoje nos cinemas O ROMANCE DE JIM, a mais recente entrada no universo social e afectivo dos irmãos Larrieu, Arnaud e Jean-Marie. Um enorme sucesso comercial e crítico em França, conta a história de Aymeric, interpretado por Karim Leklou, que venceu o César de Melhor Actor pela sua interpretação.
Por mero acaso, Aymeric encontra-se com Florence, que conheceu anos antes quando trabalhavam juntos num supermercado. Ele acabou de sair da prisão por um delito menor, ela está grávida de seis meses. Os dois apaixonam-se e Aymeric está presente quando Florence tem o bebé, Jim.
Os três formam uma família no Jura, mas a sua felicidade é perturbada anos mais tarde, quando Christophe, o pai biológico de Jim, regressa às suas vidas. Uma viagem íntima onde a paisagem montanhosa reflecte a imensidão interior das personagens, O ROMANCE DE JIM é um melodrama sobre a paternidade e a passagem do tempo, sobre amor e resignação.
Manuel Halpern, para a Visão, considerou o filme «tão divertido como comovente». João Antunes, para o Jornal de Notícias, escreveu que se trata de «uma jóia que merece ser descoberta nas salas de cinema». Inês N. Lourenço, no programa A Grande Ilusão, elogiou o filme, descrevendo-o como «um melodrama original de enorme comoção».
O filme será exibido, entre outros, em Lisboa (Cinema Medeia Nimas), Porto (Teatro Campo Alegre), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Setúbal (Cinema Charlot), Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos) e Braga (Theatro Circo).