Quarentena Cinéfila Medeia Filmes – Raridades

No período do primeiro confinamento, em Março/Abril do ano passado, a Medeia Filmes organizou uma Quarentena Cinéfila on-line. Foram muitos e largos os elogios, e carinhosa a recepção dos nossos espectadores a esta iniciativa, um serviço público e solidário, que nos manteve em contacto com o nosso público, que via os filmes, lia as folhas de sala, e conversava sobre as obras nas nossas redes sociais.

Com início no dia 25 de Janeiro, neste (novo) confinamento a Medeia Filmes, em colaboração com a Leopardo Filmes, traz de volta a Quarentena Cinéfila. A primeira fase, que vai de 25 de Janeiro a 11 de Fevereiro, será o programa especial Raridades. São 5 filmes raros, de cinematografias distintas, e com eles viajamos pelo mundo e pelo tempo.


Começamos com Posto Avançado do Progresso, de Hugo Vieira da Silva, produzido pela Leopardo Filmes (selecção oficial do Festival de Berlim em 2016), que adapta livremente o conto homónimo de Joseph Conrad, transferindo a história inquieta de Conrad para a presença colonial portuguesa em África no séc. XIX (dois colonizadores vão gerir um dos postos comerciais que Portugal tinha no interior do território africano);


continuamos com O Mundo no Arame, do alemão Rainer Werner Fassbinder, mini-série em duas partes, a fazer quase 50 anos, e tão, tão actual. Fassbinder aventura-se no domínio da ficção científica, encenando as sombras brumosas do futuro, colocando “em cena, não apenas o poder crescente das máquinas, mas sobretudo o apagamento das fronteiras tradicionais entre ‘realidade’ e ‘simulação’ ” (João Lopes, Cinemax). Vamos vê-la numa cópia exemplarmente restaurada;


seguir-se-á Chantrapas, do georgiano Otar Iosseliani, cineasta de culto e um dos mais "secretos" da "geração de 60" da URSS, próximo dos universos de Tati ou Pierre Étaix – que, aliás, surge no filme –, e que faz uma espécie de “balanço” ou “resumo” ficcional da sua autobiografia;


também em registo burlesco, mas de estirpe com diferentes nuances, O Pequeno Quinquin, uma pérola de Bruno Dumont, estreada na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Originalmente uma mini-série de quatro episódios que Dumont fez para a Arte, foi considerado o melhor filme de 2014 pelos Cahiers du Cinéma. Vasco Câmara, que o entrevistou, escreveu no Público que P’tit Quinquin é “um divertimento viciante, obsessivo”;


a fechar o programa, Alguns Dias em Setembro, o primeiro filme de Santiago Amigorena, produzido por Paulo Branco, com Juliette Binoche, Nick Nolte e John Turturro, entre Paris e Veneza, com a inquietante sombra do 11 de Setembro a pairar por ali.


Em breve anunciaremos os filmes da segunda fase.


A partir de 25 de Janeiro
POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO (2015) de Hugo Vieira da Silva

Com: Nuno Lopes, Ivo Alexandre, David Caracol

No final do século XIX, dois colonizadores Portugueses, imbuídos de uma vaga intenção civilizadora desembarcam numa parte remota do Rio Congo para coordenar um posto comercial. À medida que o tempo passa, começam a desmoralizar pela sua incapacidade de enriquecer à custa do comércio de marfim. Sentimentos de desconfiança mútua e mal-entendidos com a população local isolam-nos no coração da floresta tropical. Confrontados um com o outro iniciam uma caminhada em direcção ao abismo.

Disponível a partir das 12:00h de dia 25 de Janeiro até às 11:59h de dia 28


A partir de 28 de Janeiro
O MUNDO NO ARAME (1973) de Rainer Werner Fassbinder

Com: Klaus Löwitsch, Barbara Valentin, Mascha Rabben, Karl Heinz Vosgerau, Wolfgang Schenck, Günter Lamprecht, Ulli Lommel

Num mundo artificial, num tempo indefinido, “World on a Wire” centra-se na personagem do Dr. Fred Stiller, um engenheiro informático que desvenda uma conspiração global, pondo em causa a realidade que tinha como certa e envolvendo-se numa trama labiríntica e surreal.
O exaustivo e elaborado restauro de “World on a Wire” possibilitou um regresso glorioso a esta obra marcante da filmografia de Rainer Werner Fassbinder.

Disponível a partir das 12:00h de dia 28 de Janeiro até às 11:59h de dia 1 de Fevereiro


A partir de 1 de Fevereiro
CHANTRAPAS (2010) de Otar Iosseliani

Com: Dato Tarielachvili, Tamuna Karumidze, Fanny Gonin

Nicolas é um artista, um cineasta, que só deseja expressar-se e a quem todos desejam reduzir ao silêncio. Quando inicia a sua carreira na Geórgia, os "ideólogos" esperam amordaçá-lo, preocupados com o facto de a sua obra não seguir as regras fixadas. Perante a determinação daqueles, Nicolas deixa a sua terra natal e viaja para França - a terra da liberdade e da democracia. Mas o "estado de graça’ não vai durar muito.

Disponível a partir das 12:00h de dia 1 de Fevereiro até às 11:59h de dia 4


A partir de 4 de Fevereiro
O PEQUENO QUINQUIN (2014) de Bruno Dumont

Com: Alane Delhaye, Lucy Caron, Bernard Pruvost, Philippe Jore, Philippe Peuvion

P’tit Quinquin (Alane Delhaye), adolescente que vive na região de Boulonnais, ocupa as suas férias como pode, com os seus amigos. Um dia vêem um helicóptero da polícia sobrevoar a praia e tirar uma vaca da palafita. O comandante Van Der Wyeden (Bernard Pruvost) e Rudy Carpentier (Philippe Jore) dirigem a investigação a esta descoberta macabra: uma mulher esquartejada é encontrada na barriga da vaca…

Disponível a partir das 12:00h de dia 4 de Fevereiro até às 11:59h de dia 8


A partir de 8 de Fevereiro
ALGUNS DIAS EM SETEMBRO (2006) de Santiago Amigorena

Com: Juliette Binoche, John Turturro, Sara Forestier, Tom Riley, Mathieu Demy, Saïd Amadis

1 de Setembro 2001. Elliot (Nick Nolte), um espião americano desaparece sem deixar rasto, levando consigo uma informação crucial acerca do futuro imediato do mundo. O seu principal objectivo é rever a filha, Orlando, que abandonou dez anos antes. Organiza então um encontro, através de Irene (Juliette Binoche), uma amiga de longa data, para o qual convida também David, o seu filho adoptivo. No entanto serão perseguidos por William Pound (John Turturro), um assassino a soldo sem escrúpulos, desde Paris até Veneza, onde se encontrarão com Elliot no dia 11 de Setembro.

Disponível a partir das 12:00h de dia 8 de Fevereiro até às 11:59h de dia 1


Medeia Filmes e Leopardo Filmes