Quarentena Cinéfila | O RIO, de Emir Baigazin

O RIO, multipremiado filme de Emir Baigazin, é o próximo título disponibilizado pela Medeia Filmes no seu site, em streaming gratuito. Fica disponível a partir das 12:00h de dia 22 de Março até às 11:59h de dia 25.

Uma família de cinco filhos vive numa aldeia remota do Cazaquistão. O mais velho e mais honesto, Aslan, torna-se o representante do pai e responsável de todo o trabalho, delegando tarefas aos irmãos mais novos. Contudo, a vida doméstica muda subitamente quando um misterioso visitante, Kanat, chega à vila e mostra às crianças o seu tablet e jogos de computador. A intrusão súbita do mundo moderno traz corrupção, tentação e mentira e, de repente, Kanat torna-se o novo líder. Até que, um dia, Aslan leva Kanat consigo até ao rio e o rapaz da cidade desaparece.


O RIO venceu o Prémio Orizzonti de Melhor Realizador no Festival de Veneza e levou para casa a Menção Honrosa no Toronto Platform Prize no Festival de Toronto. Por cá destacou-se no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, onde venceu o prémio de Melhor Filme.

Filme relacionado: