Quarentena Cinéfila - POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO

Neste (novo) confinamento a Medeia Filmes retoma a iniciativa Quarentena Cinéfila. Começamos com POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO, de Hugo Vieira da Silva, que fica aqui disponível a partir das 12:00h de dia 25 de Janeiro, até às 11:59h de dia 28.

POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO leva-nos ao final do século XIX, onde dois colonizadores Portugueses, imbuídos de uma vaga intenção civilizadora desembarcam numa parte remota do Rio Congo para coordenar um posto comercial. À medida que o tempo passa, começam a desmoralizar pela sua incapacidade de enriquecer à custa do comércio de marfim. Sentimentos de desconfiança mútua e mal-entendidos com a população local isolam-nos no coração da floresta tropical. Confrontados um com o outro iniciam uma caminhada em direcção ao abismo.


Protagonizado por Nuno Lopes, Ivo Alexandre e David Caracol, o filme integrou a Secção Fórum do Festival de Berlim, tendo também tido destaque no Las Palmas International Film Festival, onde David Caracol recebeu o Prémio de Melhor Actor.


«À medida que o tempo passa, a missão civilizacional e comercial transforma-se em deriva alucinatória, numa “trip” de perdição. Uma viagem sensorial, física e mental no decurso da qual se operam outros géneros de transações surpreendentes, como as trocas contagiosas entre os colonos que tentam fundir-se no transe musical africano e os indígenas que tentam imitar o modo de vida europeu. Ainda que não isenta de uma leitura política inevitável sobre o assunto, a visão de Hugo Vieira da Silva é essencialmente poética, metafísica e moral. Soberbamente escrito, maravilhosamente minimalista e “tripante” […] o filme não anda muito longe do recente Lost City of Z, mas comparativamente ao estilo hollywoodiano vagamente empertigado e empoeirado de James Gray, Vieira da Silva propõe uma elegância literária e um despojamento irónico de longe mais estimulantes e singulares.» Serge Kaganski, Les Inrockuptibles

Filme relacionado: