Sessão especial – SEMENTES DE VIOLÊNCIA de Richard Brooks – Com apresentação de Mamadou Ba

Esta terça-feira, dia 21 de Julho, debate-se o racismo e a escravatura numa sessão especial a ter lugar no Cinema Nimas. Às 19h, a projecção do filme Sementes de Violência, de Richard Brooks, tem apresentação de Mamadou Ba, dirigente SOS Racismo.

Ancorado na tensa relação entre um professor de inglês e um grupo inter-racial de alunos rebeldes (liderados por Sidney Poitier, num papel que lhe alavancou a carreira), Blackboard Jungle gerou controvérsia por ter sido alvo de uma feroz censura aquando da sua estreia. Para tal muito contribuiu o tema Rock Around the Clock, de Bill Haley, estrondosa nota de abertura ao filme e rastilho imediato para o êxtase colectivo dos adolescentes da época, que se levantavam das cadeiras e começavam a dançar, sob o olhar apreensivo dos gerentes dos cinemas.


Cápsula temporal e comentário social sobre os ventos de mudança na cultura juvenil dos anos 50, Blackboard Jungle veio também expor, de forma corrosiva, a perversidade do “sonho americano”, rompendo com a percepção idílica que o mundo tinha acerca dos Estados Unidos do pós-Guerra.


O filme tem uma segunda exibição (sem apresentação) dia 1 de Agosto, às 16h.

Filme relacionado: