Um filme meditativo e sensorial sobre a descoberta do outro: LONGE DA ESTRADA estreia-se hoje

Estreia-se hoje nos cinemas LONGE DA ESTRADA, de Hugo Vieira da Silva, co-realizado com Paulo MilHomens. Um dos mais aguardados filmes portugueses, conta a história do médico e escritor Victor Segalen, que, em 1903, parte rumo a Hiva’Oa para conhecer pessoalmente o pintor Paul Gauguin.

Ao chegar à ilha, é informado de que este havia falecido recentemente. Seguindo as suas pisadas, Segalen visita o seu atelier, recolhe as suas pinturas e objectos pessoais, descobre o diário Noa Noa a trava conhecimento com os que privaram com o pintor. Será, pois, através das vozes dos habitantes da ilha que Segalen irá «conhecer» Gauguin. Meditativo e sensorial, LONGE DA ESTRADA é também uma análise moderna da relação entre colonizadores e colonizados.


Vasco Câmara, para o Público, escreveu que se trata do «filme mais luxuriante, sensorial, de um realizador de ideias e debates». Inês N. Lourenço, no programa A Grande Ilusão, descreveu-o como «um filme muito bonito, uma peça meditativa que abraça as contradições de um artista». 

O filme será exibido em Lisboa (Cinema Medeia Nimas), Porto (Teatro Campo Alegre), Setúbal (Cinema Charlot), Coimbra (Teatro Académico de Gil Vicente), Braga (Theatro Circo), e Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos).

Filme relacionado: