VERDADES DIFÍCEIS, o novo filme do mestre britânico Mike Leigh, chega finalmente às salas
Estreia-se hoje VERDADES DIFÍCEIS, o mais recente filme do mestre do cinema britânico Mike Leigh, um dos últimos grandes humanistas do cinema, depois de mais de dez anos volvidos sobre a estreia de um dos seus filmes nas salas portuguesas.
O filme conta a história de Pansy. Atormentada por dores físicas e emocionais, a sua relação com o mundo manifesta-se através da raiva e do confronto: discute com a família, com o médico, com a rapariga da caixa do supermercado... A única pessoa que a compreende é Chantelle, a sua irmã mais nova, mãe solteira e com uma vida mais descontraída, acolhida pelo calor das filhas e das clientes do seu salão.
Este filme generoso, vindo de um mestre do drama, leva-nos às profundezas dos laços familiares, do dever, e de um dos maiores mistérios da condição humana: o facto de, mesmo após vidas marcadas pela dor e pela adversidade, continuarmos a encontrar formas de amar aqueles a quem chamamos família.
Para o Público, Vasco Câmara atribuiu quatro estrelas ao filme e destacou o acontecimento que é a estreia de um filme de Mike Leigh nas salas portuguesas: «só isto é motivo de regozijo». Para a revista Sábado, Nuno Miguel Guedes elogiou o filme, considerando que se trata de «um dos melhores filmes do ano, que se aconselha sem reservas» e que «Mike Leigh não tem comparação no cinema actual contemporâneo». Para o Observador, Eurico de Barros (que atribuiu quatro estrelas ao filme), destacou a interpretação de Marianne Jean-Baptiste, «extraordinária de intensidade amargurada e de crispação obsessiva».
O filme será estreado em Lisboa, no Cinema Medeia Nimas; no Porto, no Teatro Campo Alegre; em Setúbal, no Cinema Charlot. Mais tarde, será ainda exibido em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente; na Figueira da Foz, no Centro de Artes e Espectáculos; e em Braga, no Theatro Circo.