Ciclo "Alfred Hitchcock"

25.12 21.01

Cinema Medeia Nimas - Lisboa

Alfred Hitchcock está de volta ao grande écran. No cinema Medeia Nimas, a partir de 25 de Dezembro, com uma das maiores retrospectivas em Portugal nas últimas décadas, que inclui 37 filmes, a mais alargada depois da grande retrospectiva organizada pela Cinemateca e pela Fundação Gulbenkian em 1982.


Um dos realizadores mais célebres e mais influentes na história do cinema, citado, copiado, homenageado, admirado por diferentes gerações – os jovens críticos dos Cahiers e futuros cineastas Truffaut, Chabrol, Godard, Rivette, Rohmer, Moullet, Douchet fizeram dele o deus do seu Olimpo; os da "nova Hollywood", de Carpenter a De Palma, Friedkin ou Fincher, a Spielberg, Scorsese e Van Sant, tomaram-no como modelo. Hoje, e para sempre, o seu cinema continua a ser um fervoroso objecto de paixão. Miroirs Nº 3, de Christian Petzold, a estrear a 1 de Janeiro, deve-lhe muito.


É, pois, tempo de regressar a Hitchcock e à sua obra de uma riqueza inesgotável, que celebramos com 37 dos seus filmes, estreados ao longo de 5 décadas, entre 1929 e 1976. Começando por Blackmail (1929), que é, simultaneamente, o seu último filme mudo e o seu primeiro filme sonoro (foi rodado nas duas versões e é também nas duas versões que será exibido) e alguns outros dos filmes da fase mais rica do seu período inglês, dos anos 1930 – O Homem que Sabia Demasiado, Valsas de Viena, Os 39 Degraus, À 1 e 45 / Sabotage, Jovem e Inocente, Desaparecida!, A Pousada da Jamaica –, continuando com Rebeca, o filme com que se instalou na América [um enorme sucesso: obteve o Óscar de Melhor Filme] para, como observou Jorge Silva Melo, construir uma das obras maiores do século, um cinema de divertimento popular que em si contém uma das mais curiosas e heterodoxas metafísicas, [onde] reside a sua real modernidade, que prefigura a pop, a Frenzy – Perigo na Noite, filme do regresso à Grã-Bretanha, recebido com um grande aplauso em Cannes, e ao derradeiro Intriga em Família (1976), uma verdadeira “iguaria” hitchcockiana com um delicioso plano final de sublime malícia. Veremos vários filmes que têm sido mais raramente exibidos, como O Sr. e a Sra SmithSabotagemUm Barco e Nove Destinos, Mentira, Difamação, O Falso Culpado, O Caso Paradine, A Corda, Chamada para a Morte, O Terceiro Tiro, ou mesmo Sob o Signo do Capricórnio e Confesso!; as suas obras mais célebres, entre elas Vertigo, Psico, A Casa Encantada, A Janela Indiscreta, Intriga Internacional, Os Pássaros, Marnie e Intriga Internacional; outros ainda, da fase final da sua obra, a ganharem cada vez mais adeptos e admiração, como A Cortina Rasgada ou Topázio.


Numa entrevista no final dos anos 50, Hitchcock dizia que, para ele, o cinema não era uma ‘fatia de vida’, mas sim, uma ‘fatia de bolo’. Em período de festas, a Medeia Filmes põe na mesa dos espectadores 37 fatias do mais saboroso bolo, o do cinema de Alfred Hitchcock.


Lights! Action!... but mostly Camera!