Estreia-se hoje LES AMANDIERS – JOVENS PARA SEMPRE, o mais recente filme de Valeria Bruni Tedeschi

Estreia-se hoje LES AMANDIERS – JOVENS PARA SEMPRE, de Valeria Bruni Tedeschi, uma das mais proeminentes realizadoras e actrizes francesas do cinema contemporâneo.

O enredo do filme tem lugar em Paris, no final dos anos 80. Stella, Victor, Adèle e Étienne, jovens actores de 20 anos, acabam de ser admitidos numa das mais prestigiadas escolas de teatro de França, Les Amandiers, criada por Patrice Chéreau. Estes jovens lançam-se nos primeiros passos das suas carreiras e na vida, formando novas amizades e descobrindo as realidades da paixão e do amor, sobre o pano de fundo de uma cultura em transformação. O filme mostra-nos o verdadeiro fenómeno cultural que a escola foi, através de um olhar íntimo e vibrante.


Com base nas memórias da realizadora (que frequentou a escola), intensas, entre o caos e o carinho, LES AMANDIERS – JOVENS PARA SEMPRE é uma exaltação afectuosa e nostálgica da juventude e da auto-descoberta.


Para o Diário de Notícias, João Lopes escreveu que «não haverá muitos filmes como LES AMANDIERS abençoados por tão cristalino desejo de viver e amar o teatro» e que «O filme de Valeria Bruni Tedeschi distingue-se por uma vibração à flor da pele sustentada por um elenco exemplar». Já Inês N. Lourenço, para A Grande Ilusão, escreveu que se trata de «um filme pleno de vida e, ao mesmo tempo, de uma doçura à beira da tragédia».


O filme é estreado no Cinema Medeia Nimas.