Estreias da semana | O COMEÇO, de Dea Kulumbegashvili & MAIS UMA RODADA, de Thomas Vinterberg

Duas das estreias mais aguardadas chegam esta semana ao grande ecrã: MAIS UMA RODADA de Thomas Vinterberg e O COMEÇO de Dea Kulumbegashvili, nas salas Medeia Filmes, a partir de hoje.

A primeira longa-metragem da realizadora georgiana Dea Kulumbegashvili, O COMEÇO, conta já com um percurso notável entre festivais de cinema. Label de Cannes em 2020, no mesmo ano venceu ainda quatro prémios em San Sebastián, entre eles a Concha de Ouro. Destacou-se ainda no Festival de Toronto, onde arrecadou o Prémio FIPRESCI.


O COMEÇO é uma história de obediência e sacrifício pautada pelo isolamento, pela repressão e pelo silêncio. Com fotografia de Arseni Khachaturan e banda sonora original de Nicolás Jaar, o filme conta ainda com Ia Sukhitashvili no papel de Yana, que vive juntamente com a sua família numa comunidade de Testemunhas de Jeová, constantemente presos entre o medo e o desejo de justiça perante os ataques de um grupo extremista.


MAIS UMA RODADA, de Thomas Vinterberg, foi o vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e parte da teoria que o ser humano devia nascer com uma pequena quantidade de álcool no sangue e que a embriaguez moderada abre as mentes para o mundo ao nosso redor, diminuindo os problemas e aumentando a criatividade. Do elenco destacam-se os actores Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Lars Ranthe.