Já disponível o novo programa do Nimas até 13 de Maio!
Já está disponível o novo Jornal do Cinema Medeia Nimas com a programação de 16 de Abril a 13 de Maio. Nas próximas semanas, o Nimas viaja pelas cinematografias do Extremo Oriente e celebra algumas das figuras mais importantes da história do cinema americano. E claro, estreia alguns dos filmes mais aguardados desta Primavera.
Abril e Maio trazem-nos filmes extraordinários: já no dia 16 de Abril, o tão aguardado último capítulo da trilogia de Abdellatif Kechiche, MEKTOUB, MEU AMOR: CANTO SEGUNDO; no dia 19, LA GRAZIA, a nova obra de Paolo Sorrentino; a 23, APRENDER, de Claire Simon; no dia 26, PROJECTO GLOBAL, de Ivo M. Ferreira, que terá duas sessões especiais no Nimas; e a 30 de Abril, AS CORRENTES, de Milagros Mumenthaler. A partir de 19, estreiam-se também três filmes de Hiroshi Shimizu, um dos maiores cineastas japoneses, agora recuperado e redescoberto.
É pela mão desta redescoberta que viajamos pelas cinematografias do Extremo Oriente, entre os clássicos e a contemporaneidade, passando pelo cinema japonês (Kurosawa, Ozu, Mizoguchi, Kawase, Kore-Eda, Hamaguchi, entre outros) e pelo cinema sul-coreano (Park Chan-wook, Lee Chang-dong, Hong Sang-soo, Bong Joon-ho), ao qual acrescentamos os olhares exteriores de João Mário Grilo e Wim Wenders.
Assinalamos o centenário de Marilyn Monroe, estrela incandescente, única e irrepetível na constelação de Hollywood, com a exibição de uma retrospectiva de 16 filmes, que inclui títulos como OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS, de Howard Hawks, O PECADO MORA AO LADO, de Billy Wilder, e OS INADAPTADOS, de John Huston, entre outros.
Continuando no cinema americano, regressamos à obra de Paul Thomas Anderson, recentemente «oscarizado», de JOGOS DE PRAZER a LICORICE PIZZA, e relembramos Rob Reiner, que nos deixou em Dezembro passado, com três dos seus filmes: CONTA COMIGO, UM AMOR INEVITÁVEL e MISERY – O CAPÍTULO FINAL.
Por fim, o Nimas acolhe o Festival 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, curado por Pedro Mexia, com três sessões especiais: O JOELHO DE CLAIRE, de Éric Rohmer; O PÂNTANO, de Lucrecia Martel; e VIOLÊNCIA E PAIXÃO, de Luchino Visconti.
As bilheteiras, físicas e digitais, estão já abertas para todos os filmes deste programa.
Poderá recolher a versão em papel no Cinema Nimas a partir desta quarta-feira ou, em alternativa, consulte a versão digital aqui.