Uma grande viagem pelo período áureo do cinema italiano! A partir de 31 de Julho, o Cinema Nimas exibe o ciclo «Os Anos de Ouro do Cinema Italiano»
De 31 de Julho a 3 de Setembro, viajamos pelos «anos de ouro do cinema italiano», com a exibição de 51 filmes, em cópias restauradas, alguns inéditos em sala, realizados por 16 cineastas que marcaram profundamente o nosso imaginário de espectadores e que criaram dezenas de obras-primas premiadas nos grandes festivais de cinema, que ganharam Óscares e que eram amadas pelo público.
Como refere o crítico e curador Roberto Turigliatto, «existia nessa altura uma riqueza tal no cinema italiano que é muito difícil de reencontrar posteriormente. Era um dos grandes cinemas no mundo, quer em número de autores grandes e importantes, quer em capacidade de fazer um grande cinema popular de grande nível estético.»
De Rossellini a Pasolini, de Antonioni a Fellini, de De Sica a Dino Risi, este monumental ciclo atravessa quatro décadas do cinema italiano – uma tapeçaria épica de emoção, sátira, beleza e revolução formal. Um ciclo-acontecimento que celebra não apenas os grandes filmes, mas também pérolas esquecidas, colaborações míticas e a energia criativa que só o cinema italiano soube pôr em movimento, desde A TERRA TREME (1948), de Luchino Visconti; a UMBERTO D. (1952), de Vittorio De Sica; A DOCE VIDA (1960) e FELLINI 8 ½ (1963), de Federico Fellini; A MULHER-MACACO (1964), de Marco Ferreri; O CONFORMISTA (1970), de Bernardo Bertolucci; A LENDA DO SANTO BEBEDOR (1988), de Ermanno Olmi, entre tantos, tantos outros por ver e rever.