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Colecção Cinema Francês – Volume III

de Max Ophüls, Jacques Becker
Pack

Descrição:

Volume III da Colecção Cinema Francês dá-nos a oportunidade de ver e rever Max Ophüls Jacques Becker, com 4 obras primas em versões digitais restauradas: MADAME DE…  e O PRAZER de Max Ophüls e AQUELA LOURA e O ÚLTIMO GOLPE de Jacques Becker.

MADAME DE… de Max Ophüls
O PRAZER de Max Ophüls
AQUELA LOURA de Jacques Becker
O ÚLTIMO GOLPE de Jacques Becker

Spot do lançamento

Max Ophüls, um refugiado (e não podemos esquecer a importância que alguns tiveram para o cinema francês), que, nascido na Alemanha, em 1933 fugiu ao nazismo, passando por Viena, Holanda, Itália e pela França. Com a ocupação desta, acabaria por fugir de novo, agora para os Estados Unidos. Em 1950 regressou a Paris e naturalizou-se francês, tendo realizado então várias das suas obras-primas, entre elas, “Le Plaisir” (1952) e Madame De…” (1953), que vamos ver neste ciclo.
François Truffaut viria a dizer que Ophüls era o melhor cineasta francês, ao lado de Renoir, e chamava-lhe mesmo o “cineasta de cabeceira” para os da Nouvelle Vague;

De Jacques Becker (que, curiosamente, realizaria o filme sobre Modigliani que Ophüls se preparava para fazer, quando, em 1957, a morte veio subitamente interromper uma obra que começava a ser celebrada e estudada), a quem Godard chamava “Frère Jacques”, veremos “Casque d’or/Aquela Loura”, obra-prima de 1952 (entre várias dos anos 50, que veremos neste ciclo, nomeadamente os dois filmes de Ophüls, o “French Cancan” e “Elena e os Homens” de Renoir, ou o “Pickpocket” de Bresson, os mais belos filmes franceses dessa década, que “nenhuma ‘nova vaga’ submergiu” e “os melhores frutos dela saíram deste ramo”, como escreveu João Bénard da Costa), ou o menos conhecido do público português, “Touchez pas au grisbi/ O Último Golpe” (1954).
Como explicou Serge Daney, foi a partir da filmografia de Jacques Becker que Truffaut desenvolveu a sua “política dos autores”: “Numa arte tão impura como a do cinema, feita por muita gente e feita de muitas coisas heterogéneas, submetidas à aprovação do público, não será razoável pensar que não haja autores — ou seja, uma singularidade — em relação a um sistema — ou seja, uma norma? O autor não será apenas aquele que encontra a força para se expressar contra tudo e contra todos, mas sim o único que, ao expressar-se, encontra o momento certo para dizer a verdade sobre o sistema do qual faz parte. O autor será, no limite, a linha de fuga pela qual o sistema não está fechado, respira, tem uma história. Por conseguinte, será Becker ‘Um autor de filme?... Um autor completo’, no sentido em que os seus filmes são também histórias.”.

 

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Restantes Títulos da Colecção

Colecção Cinema Francês – Volume I - PVP 19,99€

O CRIME DO SR. LANGE de Jean Renoir
FRENCH CANCAN de Jean Renoir
HELENA E OS HOMENS de Jean Renoir

Já à venda!

Colecção Cinema Francês – Volume II - PVP 24,99€
A MULHER DO PADEIRO de Marcel Pagnol
A FILHA DO POCEIRO de Marcel Pagnol
O MEU PAI TINHA RAZÃO de Sacha Guitry
VENENO de Sacha Guitry
 
Já à venda!
 
Colecção Cinema Francês – Volume IV - PVP 24,99€
OLHOS SEM ROSTO de Georges Franju
O TESTAMENTO DE ORFEU de Jean Cocteau
DOIS HOMENS EM MANHATTAN de Jean-Pierre Melville
FIM-DE-SEMANA NO ASCENSOR de Louis Malle
 
Previsão de lançamento: Junho 2019
 
Colecção Cinema Francês – Volume V- PVP 9,99€
O CARTEIRISTA de Robert Bresson
 
Previsão de lançamento: Junho 2019

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Mais novidades em breve.

Editado em Maio 2019
Preço 24,99 €

Distribuidora:

Leopardo Filmes